Apresentamos as perguntas mais frequentes sobre Alcoolismo e Tabagismo, envie sua dúvida através do e-mail: contato@vidamaisviva.org.br, ou utilizando nossa página no Facebook, ou preenchendo o formulário abaixo:
Você já pensou que deveria diminuir seu consumo de álcool? Alguém já te criticou por causa da bebida? Você já se sentiu mal ou culpado por beber? Você já acordou e a primeira coisa que fez foi beber para se sentir bem? Se você respondeu positivamente a uma destas questões, isto pode ser um indicativo de que você tem que você tem problemas com o álcool. Mais de uma resposta afirmativa indica que há uma grande probabilidade de você ter problemas com o álcool.
Fonte: National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA)
http://pubs.niaaa.nih.gov/publications/aa65/AA65.htm
A herança genética pode explicar parcialmente a vulnerabilidade de alguns indivíduos à dependência do álcool, já que outros fatores também demonstraram estar relacionados. Entre eles podemos citar: estilo de vida, influência do meio, presença de eventos estressores e capacidade de enfrentamento frente aos problemas ou dificuldades.
Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS) - Neuroscience of Psychoactive Substance Use and Dependence, 2004.
O alcoolismo é uma doença crônica que compreende os seguintes sintomas: desejo incontrolável de beber, perda de controle (não conseguir parar de beber depois da pessoa ter começado), dependência física (sintomas físicos como sudorese, tremedeira e ansiedade quando a pessoa está sem o álcool) e tolerância (a pessoa com o tempo passa a precisar de doses maiores de álcool).
Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)
http://www.who.int/substance_abuse/terminology/who_lexicon/en/
O álcool é um depressor do Sistema Nervoso Central e age diretamente em diversos órgãos, tais como o fígado, o coração, vasos e na parede do estômago. Os efeitos do álcool no cérebro podem ser percebidos da seguinte maneira: nos primeiros momentos após a ingestão de álcool, podem aparecer efeitos estimulantes como euforia, desinibição e loquacidade (maior facilidade para falar). Com o passar do tempo, começam a aparecer os efeitos depressores.
Fonte: Australian Drug Foundation (ADF)
http://www.druginfo.adf.org.au/article.asp?ContentID=alcohol#effects%20of%20alcohol
© Todos direitos reservados Vida + Viva - Desenvolvido por Pixel Mídia